sábado, 15 de janeiro de 2011

Circuito Turístico em Rio das Ostras - O Globo On Line - Bairros

Três quilômetros e meio de história

Quatro mil anos separam o início da história de Rio das Ostras dos dias atuais. Apesar do longo tempo que se passou desde o início da civilização na região, a memória ainda está viva pelas ruas. E pode ser conferida com apenas 3,5km de caminhada, graças a um circuito histórico e cultural lançado pela prefeitura.
O passeio reúne 15 pontos turísticos. A largada acontece no posto de informações turísticas da Praia da Tartaruga, onde estão disponíveis pequenos cadernos com 12 páginas cada, que funcionam como guias. De lá, parte-se para o famoso Poço de Pedra do Largo da Nossa Senhora da Conceição, na Praça José Pereira Câmara. Outra atração é a Figueira Centenária, que, segundo relatos, serviu de abrigo ao Imperador D. Pedro II quando ele fazia uma viagem pela região.
De acordo com o secretário de Turismo, Alan Machado, além de levar histórias como essas ao conhecimento da população, o circuito ainda beneficia a economia local.
— Além de ser uma forma de lazer e conhecimento, o circuito fomenta a economia local, já que passa por pontos onde há muito comércio e quiosques.
Ainda estão incluídos no roteiro a Praça São Pedro, onde fica a concha acústica, e a Casa de Cultura Dr. Bento Costa Júnior, transformada em sede da cultura da cidade em 1997. O museu de sítio arqueológico Sambaqui da Tarioba, que expõe ossadas indígenas, é um dos mais procurados. 

Quem sou eu